Governador Ronaldo Caiado entrega o novo prédio do COTEC - Colégio Tecnológico da Cidade de Goiás


Com o objetivo de descentralizar o ensino profissionalizante e interiorizar as oportunidades, o governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, inauguraram, nesta segunda-feira (28/07), a mais nova unidade do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), na cidade de Goiás.

Com investimento de quase R$ 10 milhões do Tesouro Estadual, a entrega da obra abriu a programação da transferência da capital do estado para a antiga Vila Boa.

Para Caiado, os colégios tecnológicos são uma das maiores referências de Goiás.
“Nós estamos construindo no estado todo, para dar aos cidadãos a melhor qualidade para poder educar seus filhos fora da capital. É um trabalho de um governo que voltou os olhos para o interior, que voltou os olhos para as regiões mais distantes e mais carentes”, assegurou o governador.

“São obras com estrutura real para oferecer cursos de qualificação às pessoas, com todo o material necessário e também com todos os professores qualificados”, acrescentou.
Com área construída de 2.747 m², a nova sede do Cotec conta com oito salas de aula, auditório para 101 pessoas, laboratórios de informática, enfermagem e odontologia, biblioteca, espaços específicos para beleza, estética, corte e costura, culinária, ciência da natureza, além de salas administrativas e pedagógicas, refeitório, vestiários e estacionamento.

O governador celebrou o avanço na qualidade da estrutura oferecida aos alunos da antiga capital. 

“Prédio público tem de ser prédio com a melhor qualidade, ser de excelência”, afirmou.

“Agora é um ambiente com o cuidado necessário para que a pessoa receba a melhor formação. Ela se sente respeitada ao entrar num prédio como esse. A mão do Estado é feita exatamente para avançar cada vez mais naquilo que nós precisamos, que é levar a melhoria da qualidade de vida para as pessoas”, pontuou Caiado.
Gracinha Caiado destacou o simbolismo da entrega do Cotec, que integra as ações do Goiás Social durante a tradicional transferência simbólica da capital.
“Esta é a concretização de uma política pública que entende que a melhor maneira de transformar a realidade é por meio da educação, da capacitação e da inclusão produtiva. Por meio do oferecimento de oportunidades reais, que fazem com que o goiano possa superar sua condição de pobreza”.
Vinculado à Secretaria da Retomada, o Cotec atua como braço estratégico da política pública estadual voltada à geração de emprego, renda e qualificação gratuita da população. O titular da pasta, César Moura, pontuou a diferença entre a nova sede e as antigas instalações.
“Antes a gente cobrava dos gestores o porquê de o aluno não vir, mas não tinha como. Com o calor que faz aqui em Goiás, os alunos tinham que ficar debaixo de uma árvore para ter aula. A gente já estava acostumado com aquelas ‘escolas de lata’ que tínhamos antes. E aqui não era diferente”, lembrou.
A partir de agora, salientou Moura, os estudantes vão usufruir de um ambiente muito mais acolhedor.

“Se conhecerem alguém que mora em Goiás e precisa se qualificar, manda vir para cá, porque não tem estrutura melhor no Estado”, destacou o secretário.


Com a entrega de mais uma obra, o prefeito de Goiás, Aderson Gouveia, ressaltou o momento de cuidado e zelo vivido pelo município, graças a uma gestão de parceria com o Governo de Goiás.
“Caiado tem cumprido uma dívida que o Estado tem com a Cidade de Goiás. Tem estendido as mãos e a gente tem colhido muitos frutos aqui nessa parceria. E quando o poder público reage, se faz presente, a comunidade também acompanha. É um avanço histórico para a educação da nossa cidade: a inauguração da sede própria do Cotec Goiandira Ayres do Couto! Com estrutura moderna e mais de 1.900 vagas ofertadas anualmente, a nova unidade representa um salto de 200% na capacidade de atendimento da população da cidade e região. Acrescentou.
Profissionalização

Desde 2020, mais de 190 mil certificados foram emitidos pelos Cotecs, demonstrando o alcance e a eficiência da rede, que com essa nova unidade soma 17 colégios fixos e mais de 90 unidades descentralizadas de execução de políticas públicas de inclusão produtiva (Udepis).

Fotos: todotemponoticias; Lucas Diener e André Saddi)
Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.