O professor de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG) Márlon Hebert Soares falou sobre "Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável" com a mediação do professor do IFG Mário Martins. Ele instigou os estudantes a buscarem o gosto pela ciência explicando de maneira didática como as descobertas científicas influenciam o cotidiano de maneira direta. "A ciência estuda desde aquilo que é infinitamente grande como o universo até aquilo que é infinitamente pequeno como as moléculas de água, incluindo coisas essenciais para a nossa vida como o desenvolvimento de vacinas, além de nos ajudar a viver melhor em sociedade. Espero que aqui estejam futuros pesquisadores que nos ajudem a saber coisas sobre as quais ainda não sabemos quase nada".

Outro assunto abordado pelo professor e que rendeu muitas perguntas dos participantes foi o uso das novas tecnologias. Márlon explicou como a ciência ajudou a aumentar a velocidade de circulação da informação e hoje também estuda como esse novo estilo de vida da super conexão tem atrapalhado a aquisição de conhecimento mais aprofundado. "Estamos na era da informação e do exagero, é preciso cuidado com a forma como consumimos a tecnologia para não desperdiçar a sua potencialidade". Ele também ressaltou a importância de eventos como a Secitec que aproximam os pesquisadores da sociedade. "São eventos como esse que servem para despertar as pessoas para aquilo que elas nunca ouviram falar, para que vocês estudantes saibam que podem ser futuros cientistas, para escutarem alguém que digam que vocês podem ser cientistas, professores",
A programação também aconteceu na sede do câmpus do IFG com diversas oficinas e mostra de ensino, pesquisa e extensão com apresentações orais e banners.
Fonte: IFG Campus Goiás
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários anônimos não serão publicados.