Combate ao mosquito da dengue em Mossâmedes se estende para escola com Projeto Agente Mirim


Desde o dia 24 de fevereiro a Prefeitura de Mossâmedes deflagrou uma campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, mosquito responsável pelas doenças dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde do Município as ações têm retirado das residências um grande número de criadouros do inseto, movimento que após fiscalizada a casa recebe o selo de ''Imóvel livre do Mosquito''.

Paralelo a isso a secretária de Saúde Leila Maria Caetano de Almeida, com o apoio da Secretária de Educação estendeu o combate para as escolas do município através do ''Projeto Agente Mirim'', o que leva os ensinamentos de combate ao mosquito para os alunos da rede de escolas do município.


Falando à nossa reportagem Leila Caetano disse que:
Foi uma semana intensa de Ações contra Dengue. Pois entendemos que prevenção é a maneira correta de proteger a comunidade . O manejo ambiental salva vidas, já que a VACINAÇÃO CONTRA DENGUE ainda não foi disponibilizada para todos. As ações, além do manejo foi também de conscientização com panfletagem e palestra nas Escolas Municipais com toda parceria da secretária de Educação Marlê Morais, onde instituímos o projeto Agente Mirim, quando os alunos de 4 a 11 anos receberam instruções para replicarem as ações em suas residências. O saldo desta ação foi muito positivo: lotes roçados, quintais livres de focos, domicílios vistoriados e comunidade aderida às ações.

Fizemos nossa parte, a cidade está sob nossa supervisão, pois a Dengue não acabou e nossa luta também não.
O projeto de combate ao mosquito transmissor de doenças em Mossâmedes durante esta semana, têm uma importante descentralização de ações bastante eficaz, além de desativar todos os possíveis criadouros, houve a roçagem dos terrenos públicos e particulares, distribuição de panfletos explicativos de como evitar deixar a água parada, recolhimento do excesso de lixo em toda a cidade, identificação aérea dos terrenos impossibilitados de adentramento.

Com tudo isso, após a fiscalização da residência, a mesma recebe um selo de ''Imóvel livre do mosquito''. E isso incentiva os moradores a ter mais cuidado com os seus quintais. 


Um modelo a ser seguido por outros municípios, isso o que disse o Fabiano Marques, Doutor em epidemiologia e Coordenador de epidemiologia de campo da SUVISA, que esteve na implantação do Gabinete de crise na cidade sob a responsabilidade da Regional de Saúde Rio Vermelho. A técnica Jorgeany Berquó foi a facilitadora da implantação do gabinete de crise na região, e inclusive foi sugerido que o projeto desenvolvido pelo município de Mossâmedes seja uma das ações da mostra COSEMS.






Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.