Obras construídas em Itapirapuã pela iniciativa privada com recursos próprios da população são divulgadas em página da Prefeitura Municipal no Facebook com claro propósito de induzir os internautas a acharem que são públicas. Trata-se de uma estratégia enganadora e maldosa que tenta mostrar um suposto “canteiro de obras” em execução na cidade, mas que não passa de um engodo de marketing.
No álbum de fotos da prefeitura misturam-se fotografias de obras de quase 30 casas em construção numa parceria com os governos estadual e federal, ainda fotos das fundações de uma quadra polivalente e de uma creche com várias obras particulares de salas comerciais e até mesmo de uma igreja. As legendas das fotos são redigidas claramente a induzir a autoria das obras como sendo públicas realizadas pela prefeitura. A estratégia tem dado certo como se observa os comentários de alguns correligionários que exaltam a figura do prefeito como grande realizador de obras na cidade.
PARCERIA É COSTUME NA CIDADE
Claro que a prefeitura Às vezes colabora na execução de algumas dessas obras particulares com o recolhimento dos entulhos das construções, já que não existe serviço privado na cidade para isso. Outra forma de parceria algumas vezes é no transporte de materiais básicos, principalmente a areia, mas sempre o proprietário da obra é que fornece o combustível utilizado pelo caminhão e máquinas da prefeitura. Mas são raros os casos em que isso acontece, até porque a legislação proíbe tal prática.
OS TERRENOS DAS CASAS SÃO DE PROPRIEDADE PARTICULAR
As casas cujas obras são exibidas nas fotos tiveram as famílias beneficiadas cadastradas ainda no início do mandato e são esperadas ansiosamente há mais de dois anos. Neste período de espera, em todo evento realizado pela prefeitura a construção destas casas tem sido anunciadas numa forma cansativa e pesada de marketing. Mas poucas vezes são mencionadas as parcerias com as outras esferas governamentais e principalmente a propriedade do terreno que sempre é da família beneficiada.
CORTEZIA COM CHAPÉU ALHEIO
Não se tem notícias na cidade de obras realizadas com recursos próprios do município, exceto a construção de um banheiro público no cemitério local que deve ter cerca de 10 m² de obra construída. Fora isso, algumas reformas com pintura do prédio da prefeitura e de alguns órgãos da administração municipal.
A creche e quadra polivalente serão construídas com recursos federais e o asfalto construído de algumas ruas e avenidas com recursos do governo estadual. São parcerias rotineiras e que todas as administrações anteriores, nos últimos 40 anos realizaram, a exemplo de construções existentes como o ginásio de esportes, escolas, feira coberta, prédio do fórum, hospital municipal, casas, asfalto, etc.
Vale registrar que gestões anteriores executaram também obras com recursos próprios como o Paço Municipal, asfalto, creche, praças, casas, entre tantas outrras.
Em Itapirapuã hoje se verifica uma gestão que investe firme em eventos festivos como forma de macular uma administração como realizadora e também em forte estratégia de marketing como meio passar uma imagem favorável, mas enganadora à população.
O MARKETING É NECESSÁRIO, MAS COM ÉTICA!
O marketing é necessário em qualquer área de atuação profissional, seja pública ou privada, mas dentro de princípios éticos e morais, com honestidade suficiente para angariar a credibilidade pretendida. Marketeiros inescrupulosos e descomprometidos com a realidade dos fatos usam de todos os artifícios na intenção de manipular a opinião pública. São os grandes males da sociedade já que a enganam publicamente encobertos pelo suposto profissionalismo como repassadores de uma imagem positiva inexistente na ocasião.
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários anônimos não serão publicados.