A instalação denominada Solo Goiano, de autoria do artista plástico Siron Franco, foi apresentada no Palácio das Esmeraldas nesta quarta-feira (7), com a solenidade transmitida ao vivo pela TV Brasil Central. A obra é composta por esmeraldas, ametistas, cristais e diversos outros minerais. Siron explicou que, quando recebeu o convite do governador Ronaldo Caiado, não queria fazer um mosaico normal, mas algo que nunca tinha feito. Daí aí surgiu a ideia do mapa da antiga Vila Boa do século XVII.
As pedras foram encontradas em um cofre abandonado durante obra de reforma realizada pelo governo do estado em um prédio da extinta Metago, conforme informou o governador Ronaldo Caiado. São 16.600 pedras preciosas, dispostas por uma mesa onde há a reprodução histórica do mapa da cidade de Goiás do ano de 1728. A instalação também será exposta no Palácio Conde dos Arcos, na antiga capital goiana. Segundo a secretária de Cultura, Yara Nunes, ela é o pontapé inicial das comemorações dos 300 anos da antiga Vila Boa.
“A arte pra mim é uma forma de expressão, não uma profissão. Faço algo sempre que sou tomado por uma ideia. Foi um pedido do governador produzir essa obra que é uma forma de que os estudantes e as crianças tenham contato com a história”, ressaltou Siron Franco.O governador anunciou que decidiu antecipar as comemorações, já que a cidade de Goiás completará três séculos em 2027. No evento também estavam presentes o Prefeito de Goiás Aderson Gouvea, a Artista Plástica Marly Mendanha entre várias outras personalidades.
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários anônimos não serão publicados.