Prefeitura de Americano do Brasil lançou na manhã de hoje 27 de maio de 2024 uma mega operação de combate aos mosquitos da dengue (Aedes aegypti), Zica Virus e Chikungunya. Essa campanha ja desencadeada em vários municípios do estado chega agora à cidade para combater diretamente ao foco do mosquito transmissor.
Procurada pela nossa reportagem Maria Denise do Carmo, secretária de Saúde do município, disse que:
''Nosso prefeito muito preocupado com a doença em nosso município não mede esforços em buscar parcerias para trazer ações que beneficiam a nossa população. Essa ação contra a dengue, promovida pela prefeitura através do Prefeito Moretson da Silva Borges, vem de encontro as ordenações da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, e contamos também com o apoio da Câmara Municipal através do Presidente Vereador César do Adão e do Conselho Municipal de Saúde através da Presidente Neusa Monteiro. O que ajuda e nos incentiva a cuidar da nossa população Americanense.''
A campanha conta com apoio de fiscalização aérea através de drone, isso para averiguar possíveis criadouros, como caixa d'água destampadas, piscinas, calhas e lugares de difícil acesso, principalmente imóveis que estejam fechados sem que os agentes tenham como adentrar. Acrescentou a Secretária.
Segundo a Prefeito Moretson da Silva Borges, falando a nossa redação,
''Estamos trazendo esse plano de ação contra a dengue para o nosso município, a exemplo do que foi feito recentemente em vários municípios, inclusive em nossos vizinhos: Cidade de Goiás e Mossâmedes, com quem estivemos conversando sobre a eficácia desta ação, e realmente os resultados nestas cidades foram significantes. Abaixaram muito o número de casos. Levando em consideração que ela conta também roçagem do mato alto em toda a cidade, lotes, imóveis públicos, privados e onde possa haver indícios de criadouro do mosquito transmissor, então, esse é o nosso foco do combate. Ou seja o combate direto ao criadouro do mosquito, e nossos agentes vão percorrer toda a cidade para combater o mosquito e trazer mais saúde para o nosso povo.''
Além de tudo isso segundo a secretária a parceria feita com uma empresa, nos trouxe mais possibilidade de ação, materiais necessário tipo panfletos, selos de imóvel sem dengue, selos de agente mirim. Tudo isso para estar identificando os imóveis já visitados e que a partir da fiscalização recebe um adesivo se tornando um imóvel livre do mosquito. E ainda nos disse que a campanha esta lançada em toda a cidade, inclusive nas escolas através do plano P.S.E (Programa de Saúde nas Escolas), com panfletagem e uma conscientização das crianças, momento em que cada uma delas recebe um selo de 'Agente Mirim', a fim de levar pra casa a campanha, e assim mostrar aos seus pais o quanto é importante o movimento é de ação contra a doença.
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários anônimos não serão publicados.