Celebrações na Cidade de Goiás e Pirenópolís marcam os 150 anos da morte de Veiga Valle


Goiás e Pirenópolis celebram os 150 anos da morte de José Joaquim da Veiga Valle, a partir desta terça-feira (9/1), quando será lançado o selo do sesquicentenário de Veiga Valle, por Achkar Petrillo, durante missa, às 9h, na Igreja São Francisco de Paula, na cidade de Goiás. Ás 10h, haverá uma abertura oficial da Exposição a Céu Aberto de imagens de obras do artista. A partir do dia 21, as homenagens serão realizadas em Pirenópolis.

A iniciativa é uma realização da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos (da qual Veiga Valle era membro), Instituto Biapó, Museu Casa de Cora Coralina e Prefeitura de Goiás, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

A abertura oficial da 1ª Semana Veiga Valle será em Pirenópolis, no dia 21 de janeiro, com a exibição do filme “Passos da Tradição”, de Carlos Cipriano, às 14h, no Cine Pireneus; seguido de cortejo, missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, recital e serenata pelas ruas.

Já na cidade de Goiás, as celebrações se concentrarão de 22 a 27 de janeiro. A abertura das homenagens será na Igreja São Francisco de Paula, às 20h, com a exposição Veiga Valle, da fotógrafa Karina Carvalho. Também estão previstas visita guiada ao Museu de Arte Sacra da Boa Morte - que possui acervo considerável do artista -, missas, serenatas e uma mesa-redonda com os principais pesquisadores da obra de Veiga Valle.

Fonte: a redação
Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.