Com várias queimadas já em Agosto, Cidade de Goiás deve permanecer alerta em período de seca


Segundo dados do Climatempo, uma intensa onda de calor chegou ao Brasil neste domingo/08, atingindo também o Centro-Oeste, com pontos mais intensos no norte de Goiás. Altas temperaturas, vinculadas a baixos índices pluviométricos (a medição do volume de chuva que cai em uma determinada área) e negligência da população elevam casos de incêndios e queimadas florestais.

Na Cidade de Goiás, em 1° de Agosto, o Corpo de Bombeiros foi notificado de um incêndio na região do Alto Sant’Ana, com rápido alastramento para lugares estreitos e de difícil acesso. Com a alta velocidade de combustão do fogo, a população que vive nos arredores temia a invasão do fogo nas casas próximas. Cerca de duas horas foram necessárias para controlar o fogo, com combate e ações contra o fogo ocorrendo até as 20h.

Ainda na primeira semana de Agosto, na sexta-feira/6, o Corpo de Bombeiros extinguiu um incêndio que se alastrava próximo à sede da AABB. O fogo teve início em um lote baldio da região e se alastrou até as margens da rodovia GO-070, devido a vegetação e tempo seco. Ao fim do mesmo dia, foi registrado um novo foco de incêndio na região da Pecuária, causado por ação humana.

Nessa mesma época (entre maio a setembro) de 2020 - ano passado, a Cidade de Goiás registrou 30 focos de incêndios, o fogo chegou nos últimos dias com intensidade no Parque Estadual da Serra Dourada (PESD), que possui uma área aproximada de 30 mil hectares. E também em setembro 2019, um incêndio de grandes proporções consumiu, por dois dias, parte do Parque Estadual da Serra Dourada, tradicional ponto turístico da cidade de Goiás, onde segundo o Corpo de Bombeiros, 20 militares atuaram no combate ao fogo e utilizaram até um drone para mapear a área atingida.

O Corpo de Bombeiros do estado de Goiás acredita que a taxa de casos de incêndios e queimadas deve crescer em 2021, já que em 2020, foram contabilizadas cerca de 10.311 ocorrências, e em 2019, cerca de 9.407 casos da mesma natureza foram notificados.

Por João Pedro Felix
ASCOM CNN
Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.