Porém quando passamos pelas unidades do mesmo IFG de grandes polos metropolitanos como Goiânia, Anápolis, Rio Verde, e até mesmo o de Inhumas - GO (foto), praticamente não acreditamos quando se fala que na Cidade de Goiás tem uma unidade daquilo que estamos vendo ali.
Os prédios, a quantidade de alunos em um vai e vem frenético em horários de pico, e a quantidade de ônibus tão somente para atender a demanda da instituição nos impressiona. Ao mesmo tempo, nos remete para a nossa Goiás, e imaginamos que em um tempo não muito longe daqui teremos certamente tudo aquilo que estamos vendo.
![]() |
Alunas: Amanda e Juliana |
![]() |
Fabrício Cardoso |
![]() |
Lisandra Lavoura |
Lisandra: ''Bem, o trabalho dentro do IFG tem um diferencial por termos um curso de ensino médio junto a um técnico. Então nossos alunos no período de 3 anos vão ter duas formações, e isso pra comunidade, pra cidade de Goiás tem sido um diferencial, nós estamos tendo a oportunidade de oferecer, em tempo integral, os nossos alunos ficam conosco das 07:00 às 17:00h. A oportunidade desse curso integrado para a comunidade tem sido uma novidade, para os alunos tem sido um período de adaptação, mas a reciprocidade, o resultado positivo na fala de muitos alunos já tem se manifestado, na perspectiva de ter um ensino condizente, um ensino que forma para a vida, cidadãos conscientes, com responsabilidade e liberdade, cada um construindo essa cidadania junto a perspectiva de uma educação tecnológica e de formação para o mundo .
Falando sobre os fatos que narrei no início desta matéria Lisandra acrescentou:
Pois é, você tem razão sobre essa estrutura ainda não consolidada fisicamente dentro de Goiás. Foi uma decisão perante o reitor e uma equipe e que não poderíamos adiar a vinda pra Goiás até a construção efetiva. Então até para 2013 nós aguardamos, mais 60 alunos para os cursos técnicos nas áreas de Edificações e Informática para internet, e faremos a oferta de um curso ainda não decidido de PROEJA , que é para jovens e adultos a partir dos 18 aos 65 anos no período noturno. Então, ano que vem teremos a oferta de 90 vagas, 60 pro ensino médio e mais 30 pra esses jovens adultos que não vão a escola há muitos anos, não têm a formação de ensino médio consolidada, efetivamente concluída e pode retornar conosco para fazer essa formação durante 3 anos também''.
![]() |
Selma Bastos |
‘‘Olha, para nós é um presente ter aqui o Instituto Federal. Para Goiás é muito importante porque vai preparar os jovens. Ele vai fazer o ensino médio, e aliado a educação formal de ensino médio será preparado com cursos técnicos, e formar o cidadão para a vida e para o trabalho, então para Goiás o Instituto Federal é uma possibilidade muito real de transformação. Então nós estamos muito felizes por ter o instituto aqui na cidade. Eu fiquei sabendo que no mês de novembro já vão começar a construção da sede própria, então eu creio que vai gerar muito emprego para a cidade de Goiás e isso é muito importante.
Esse momento aqui dos jogos interclasses é um momento de alegria dos jovens e dos alunos, esta prática esportiva também é fortalecer os valores do respeito na própria competição, e onde é exercida a cidadania esse momento se torna muito importante’’.
Por Gessy Chaves
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários anônimos não serão publicados.