Caminho de Cora Coralina e valorização do nosso Patrimônio Histórico e Ambiental



O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de longo curso, com aproximadamente 300 quilômetros, que interliga os Municípios históricos de Corumbá de Goiás, Cocalzinho, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e Cidade de Goiás, passando por antigos caminhos, constituindo-se num roteiro turístico de história, cultura, belezas naturais e poesia.



Em alguns trechos o caminho coincide com as antigas estradas do Norte - dentro do Parque Natural da Estrada Imperial - e do Nascente - extenso caminho oficial entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais para Goiás que se estendia até Cuiabá.

A rota histórica recebeu o nome de Caminho de Cora Coralina, uma homenagem a poetisa Vilaboense, Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (Cora Coralina) e vem se consolidando como roteiro turístico.



O Caminho de Cora Coralina - carinhosamente chamado também de Caminho de Poesias - vem se estruturando, desde 2017, com o apoio governamental da Goiás Turismo/Governo de Goiás e com o apoio da instituição da Associação do Caminho de Cora Coralina, constituído por empreendedores/as do roteiro e com o apoio das Prefeituras Municipais.

A Prefeitura de Goiás, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e do Comitê de Secretarias, tem priorizado investimentos e ações visando o fortalecimento do Caminho de Cora Coralina como uma das estratégias para a retomada do turismo, uma vez superadas as restrições impostas pela pandemia da COVID-19.

Os investimentos promovidos pelo Município de Goiás contemplam ações sociais, de saúde pública, sinalização, limpeza, estímulo e apoio ao empreendedorismo e melhoria da infraestrutura. Entre os projetos de iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com foco na melhoria da infraestrutura e valorização do nosso Patrimônio Histórico e Ambiental, está a implantação do Complexo Turístico da Carioca, que integra o Largo da Carioca, o Parque Natural da Estrada Imperial, o Memorial dos Povos Indígenas e o Caminho de Cora Coralina. Para implantação do projeto a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico está buscando emendas parlamentares e consolidando parcerias com a Goiás Turismo, Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Rizzo, UEG, UFG, IFG, GWATÁ, IPHAN, ARPHOS, SEMAD, Movimento Abrace o Rio Vermelho, Museu de Antropologia da UFG, entre outros.



Durante o mês de agosto, em comemoração ao aniversário de Cora Coralina e ao dia do Vizinho, o Caminho de Cora Coralina será percorrido pelo ultramaratonista Márcio Villar, que chegará na Cidade de Goiás no dia 21/08. O Evento está sendo organizado pelo Governo de Goiás, através da Goiás Turismo com o apoio da Associação do Caminho de Cora Coralina, da iniciativa privada e das Prefeituras Municipais. Durante o evento serão desenvolvidas ações sociais e de melhoria da infraestrutura do Caminho, tais como melhoria da sinalização e instalação de torres de internet. Goiás será contemplado com 5 torres de internet dentro do percurso de 56 km do Caminho no Município.
“Todas as ações citadas, desenvolvidas de forma conjunta, têm contribuído para a consolidação do Caminho de Cora Coralina como uma das principais trilhas de longo curso do país e, certamente, fomentará o desenvolvimento do turismo e da economia em Goiás”. Afirma o Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Cidade de Goiás, Rodrigo Santana.
Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Goiás/Informe publicitário
Fotos: Dagmar Talga/ Ascom- Prefeitura de Goiás, Taciano Feitosa Pereira/Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação.








Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.