Atrativos da Cidade de Goiás - Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás

 

Vistoso e imponente, o Centro de Memória e Cultura do Judiciário do Estado de Goiás fica localizado no Largo do Rosário. Com instalação datada em 1° de maio de 1874, quando Goiás - na época Vila Boa - ainda era a capital do Estado de Goiás, o prédio servia como Tribunal da Relação de Goyaz (primeira sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás), e foi instaurado via decreto Imperial de Dom Pedro II.

Então, 144 anos depois, em 14 de dezembro de 2018, o presidente do Tribunal de Justiça (TJGO) Gilberto Marques Filho, inaugurou o que conhecemos hoje como Centro de Memória e Cultura do Judiciário Goiano. O objetivo passou a ser então de valorizar, preservar e promover o acesso à memória do Poder Judiciário Goiano, usando como base a pesquisa, o registro, a documentação e a divulgação da longa trajetória da instituição.

Seu acervo ainda em estruturação, que variam desde documentos e livros até móveis e utensílios, que sejam de valia para a história e memória do Poder Judiciário de Goiás, além disso, Museu Maximiano da Mata Teixeira, situado no Palácio da Justiça, e seu acervo, também passaram a integrar a instituição.

Em seu primeiro ano de funcionamento, o CMC do TJGO recebeu quatro mil quatrocentos e dezoito (4.418) visitantes, mas em contrapartida, o número de pesquisadores permaneceu escasso. Segundo a diretora do centro, Laylla Nayanne Dias Lopes, o objetivo da instituição é potencializar a divulgação e a acessibilidade ao riquíssimo acervo histórico e fomentar a pesquisa e o intercâmbio entre os Tribunais de Justiça de outros países.

Laylla Lopes - Diretora do Centro de Memória e Cultura do Judiciário do Estado de Goiás. 

O Poder Judiciário de Goiás vem acompanhando a sociedade há 147 anos, enquanto participa de suas transformações políticas, sociais, culturais e tecnológicas. Nos documentos e objetos judiciais, podem ser encontrados registros materiais e imateriais significativos da memória coletiva. O direito, enquanto produto social, acompanha os anseios, interesses e mudanças da sociedade para o qual foi criado e o Judiciário, então, produz e guarda informações e dados relevantes dessas transformações.

“Para facilitar a leitura e compreensão dos documentos, iniciamos a transcrição de alguns documentos e, ainda, a tradução, com auxílio de profissionais da área, para outros dois idiomas, espanhol e inglês, iniciativa pioneira dentre os Tribunais de Justiça do país", declara Laylla.
Nesse sentido, o Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás, é um dos dez tribunais mais antigos do Brasil e que também integra o conjunto arquitetônico e urbanístico da Cidade de Goiás, reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO em 2001.
“Além disso, nós inauguramos, em parceria com o Laboratório Digital da Universidade Federal de Goiás (LAB UFG), o Tour Virtual 360ª do Centro de Memória e Cultura que pode ser acessado em nosso site. Dada a inviabilidade de visita presencial devido à pandemia, o Tour Virtual é um importante recurso de acesso à Memória deste Tribunal de Justiça, uma vez que poderá ser acessado por magistrados, servidores e parcela da sociedade civil que tem acesso à internet” declarou Laylla.
Com a pandemia, o atendimento ao público externo foi suspenso, mas permaneceu o agendamento com pesquisadores e ainda o trabalho administrativo da Instituição. A diretora afirma que “Mesmo durante a pandemia, o trabalho realizado no Centro não parou. Nós reestruturamos nossos ambientes; organizamos nossas reservas – documental e tridimensional; elaboramos projeto para o restauro do mobiliário e iniciamos o tratamento e a digitalização do acervo que, em breve, poderá ser acessado virtualmente pelos pesquisadores e sociedade em geral”.
“À medida que a vacinação vai avançando há esperanças de retornar às atividades de atendimento ao público, também esperamos que em breve possamos receber novamente nossos visitantes com segurança e darmos início a novos projetos junto à população” completou Laylla.
Ao manter esse espaço vivo, atento às dinâmicas sociais e estabelecendo uma relação dialógica com a sociedade, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás reafirma seu compromisso com a História, a Memória e a promoção da cidadania por meio do acesso e difusão de seu rico patrimônio material e imaterial.

O Tour Virtual 360ª do Centro de Memória e Cultura pode ser acessado no site: https://www.tjgo.jus.br/index.php/cmc-tour360.

Por João Pedro Felix
ASCOM CNN
Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.