Nesta terça-feira (25), a confirmação do primeiro caso do Coronavírus, Covid -19, no Brasil, fez com que o alerta vermelho foi acesso.
Desde do início do contágio do novo coronavírus a alta taxa de letalidade fez com que a Organização Mundial de Saúde (OMS) viesse a público nesta segunda-feira (24), e pedir para o mundo que se prepare para uma “potencial pandemia”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização.
Na noite desta terça-feira (25), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – divulgou uma nota que trouxe a informação de que diante do primeiro caso confirmado do Coronavírus no Brasil, de um homem, de 61 anos, morador de São Paulo, que veio da Itália e chegou na capital paulista na última segunda-feira, todos os passageiros e tripulantes da aeronave devem ser contactados.
A Anvisa solicitou a companhia aérea a lista de passageiros e tripulantes, já que a possibilidade de contágio destas pessoas que viajaram com ele em um ambiente fechado é bastante grande.
• Solicitou à companhia aérea a lista de passageiros que estavam no mesmo voo do passageiro com resultado positivo para coronavírus. O documento será encaminhado ao Centro de Informações
• Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito
• Aumentou a criticidade no monitoramento dos voos internacionais provenientes de países onde há casos confirmados da doença. A lista foi atualizada no dia 24 de fevereiro pela Organização Mundial de Saúde (OMS)
• A Anvisa reforça: se você esteve nos países com casos confirmados e apresentar febre e mais de um sintomas respiratórios, procure atendimento médico de imediato e informe ao profissional de saúde a viagem feita para o exterior.
Todas as pessoas que tiveram contado com o paciente que está internado no Hospital Albert Einstein, precisam passar por exames, a chegada dele em pleno carnaval com aeroportos lotados de turistas é um agravante.
O Ministério da Saúde afirma que não há motivo para que a população brasileira entre em pânico. E deve fazer um pronunciamento oficial nesta quarta (26), após resultado do Instituto Adolpho Lutz. O governo afirma que vai mapear quem teve contato com o paciente.
"É claro que preocupa, São Paulo é a maior cidade do país. É uma confirmação feita por um hospital privado, agora será feita a contraprova pelo Instituto Adolfo Lutz. O resultado sai amanhã (quarta-feira) pela manhã. O paciente está clinicamente bem. A recomendação é isolamento domiciliar. Agora vamos fazer o mapeamento com quem ele teve contato", disse o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários anônimos não serão publicados.